Mais um Setembro Verde


De 02 de setembro a 02 de outubro, a Matilha Cultural em parceria com outras instituições promove mais um Setembro Verde. Em sua terceira edição, o projeto oferece atividades gratuitas que ocorrem na Matilha Cultural e em outros espaços da cidade como mostra de filmes, música, exposições, debates, eventos e ações sobre questões sócio-ambientais

Iniciativa da Matilha Cultural, o foco do Setembro Verde é usar a cultura para aproximar o público dos movimentos que estão acontecendo no país. Temas como o Código Florestal, a construção da usina de Belo Monte, a mobilidade em São Paulo, além de projetos e eventos que já adotaram princípios de sustentabilidade, fazem parte da programação.

Eles também se preocupam em apresentar uma agenda positiva, apoiando projetos e parcerias que promovem ou colocam em prática soluções para reduzir impactos ambientais.

Dentre as atividades que eu mais participo estão as mostras de vídeos, que esse ano terá sessões também no CineClube Socioambiental Crisantempo, o Goethe Institut SP e o Festival Entretodos.  A Mostra Setembro Verde traz seleção de filmes para despertar e aprofundar a consciência social com produções recentes que dificilmente entram no eixo comercial de cinema. Com sessões colaborativas de terça a domingo, a Mostra é composta por 15 longas e seis curtas- metragens.

Eles exibirão importantes registros, como lançamento nacional do filme “Às Margens do Xingu – vozes não consideradas”, na quarta-feria 14 de setembro. O filme retrata a história de inúmeras pessoas, moradores de toda uma vida, que serão atingidos pela possível construção da hidrelétrica de Belo Monte. Após a sessão, um debate com apoio do Movimento Xingu Vivo para Sempre.

Outro ponto alto, as sessões da última produção de Silvio Tendler, o filme “O veneno está a mesa”. O trabalho aborda o uso de agrotóxicos em alimentos, que no Brasil apresenta as piores taxas do mundo provocando um risco muitas vezes desconhecido para a população.

A Mostra traz também sessões especiais como a que ocorre no dia 13 de setembro, com uma série de vídeos de entrevistas e reportagens sobre o jornalista e ciberativista australiano “Julian Assange”. Criador e principal porta-voz do Wikileaks, uma organização transnacional sem fins lucrativos que usa a internet para publicar, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais vazadas de governos ou empresas sobre assuntos sensíveis e diplomacia internacional. A exibição será seguida de debate com apoio do CineClube Social e a Agência de Jornalismo Investigativo.

Entre os dias 20 e 24 de setembro, a Matilha Cultural recebe o Entretodos – Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos, que tem como objetivo, promover o debate e disseminar o tema Direitos Humanos.

Isso tudo e muito outros filmes e atividades vão rolar nesse mês. Para a agenda e maiores informações, direto no site da Matilha Cultural.

Vamos todos apoioar, vamos nos informar, vamos nos mexer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário