Ásana

ÁSANA
(Pronuncie “ássana”, pois o som do z não existe no sânscrito)
PROCEDIMENTO ÔRGÂNICO, FIRME E AGRADÁVEL


Ásana é toda posição firme e agradável (sthira sukham ásanam). Essa é a definição ampla e lacônica do Yôga Sútra, capítulo II, 46. Segundo tal definição o número de ásanas é infinito.
Mas o que é ásana, afinal?
Ásana é a técnica corporal que, para muita gente, melhor estereotipa o Yôga. Isso ocorre devido ao fato consagrado de que, dentre todas as demais técnicas do Yôga, a única fotografável, filmável e demonstrável em público é o ásana.

Ásana é técnica corporal, sim, mas não exclusivamente corporal. Nada a ver com ginástica, nem com Educação Física. As origens são diferentes, as propostas são diferentes e a metodologia é diferente. Por isso, em Yôga não precisamos de muitas coisas que são fundamentais na Educação Física como, por exemplo, o aquecimento muscular. Em Yôga Antigo não utilizamos o aquecimento muscular antes dos ásanas. Por economia de palavras as pessoas costumam referir-se ao ásana exclusivamente pelo seu prisma corporal. Contudo, a técnica não merece o nome de ásana, a menos que incorpore outros elementos.

Se for exercício físico não é Yôga. Ásana tem que ter três fatores:
1.    POSIÇÃO;
2.    RESPIRAÇÃO COORDENADA;
3.    ATITUDE INTERIOR.

A posição precisa ser:
a) estável;
b) confortável;
c) estética

A respiração precisa ser:
a) consciente;
b) profunda (abdominal e completa);
c) pausada (ritmada).

A atitude interior precisa ter:
a) localização da consciência no corpo;
b) mentalização de imagens, cores e sons;
c) bháva (profundo sentimento, ou reverência).


Para conhecer as famílias dos ásanas e sua nomenclatura, eu indico o livro o Técnicas corporais do Yôga antigo, da  instrutora Melina Flores.  Além de lançar esse livro com uma minuciosa compilação fotográfica e de nomenclatura, ordenando centenas de fotos em 108 famílias de técnicas principais.  Ela também disponibilizou uma apresentação virtual com as fotos dos livros. O que facilita muito o estudo tanto para o iniciante que quer apenas aprender mais, como para aquele que pretende preparar-se para a prova de instrutor na Federação do Estado.


Sobre a apresenetação das famílias dos ásanas: http://prezi.com/tr7ak1amvwd9/familias-de-asana/
Sobre a Melina Flores: http://www.melinaflores.org/
Livro mais completo sobre o tema: http://www.tratadodeyoga.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário