A Zona Cerealista

Após minha participação no programa Urbano do Multishow, onde visitei a Zona Cerealista, recebi muitos emails me perguntando sobre esse local. Resolvi então, falar um pouco mais desse lugar tão peculiar.


Engraçado como muitos paulistanos ainda não conhecem a Zona Cerealista.

A Zona Cerealista é localizada próxima ao Mercado Municipal, na Avenida do Estado, bem no centro de São Paulo. Os donos de restaurantes sempre souberam que lá é um ótimo local para compras, mas de uns anos pra cá o comercio a varejo tem aumentado muito por lá. Eu freqüento aquela região desde de 98, ano que vim para São Paulo, e posso perceber as mudanças. Muitas lojas foram reformadas para atender melhor a demanda varejista. Tudo isso porque a população em geral passou a buscar mais qualidade de vida.
Na Zona Cerealista há produtos variados, de qualidade, frescos e com baixos preços.

O que encontrar por lá:


Você encontra variedades de cereais, grãos, farináceos, frutas secas e oleaginosas, azeite importado, alimentos sem lactose e muitos produtos industrializados para vegetarianos; tais como salsicha vegetal, bife de glúten, tofu defumado e outros.


Sabe aquele arroz sete cereais? Outro dia eu resolvi montar um desse pra mim comprando tudo na Zona Cerealista. Tinha o arroz cateto com vermelho, arroz selvagem, aveia em grão, cevadinha, trigo em grão, centeio, entre outros. O quilo em média de cada um desses cereais custava na faixa de R$3,00. No total rendeu mais de 5kg e paguei R$15,50, acredita? É quase cinco vezes mais barato que no Pão de açúcar. A castanha do Pará custa por volta de R$18 o quilo, e a castanha de caju tem por R$15,00. É realmente de impressionar a economia que se faz.

As granolas tem muitas variedades. Eu compro uma que se chama granola crocante que é uma delícia e realmente é bem crocante.
Lá tem uva passa, damasco seco, manga seca e se der sorte tem até o figo iraniano seco, que é bem gostoso. Eu sempre ando com frutas secas na bolsa para comer entre as refeições. São ótimas como fonte de energia.

Agora vamos ao tofu. Ele que é “persona non grata” de 9 em cada 10 pessoas, sempre com gosto insosso, né? Mas dessa vez ele conseguiu um novo jeito de resgatar sua honra: Tofu Defumado.
O tofu defumado é ótimo. Eu o uso como tempero e refogo junto com a cebola e afins. Ele dá um gostinho todo especial. Uma imitação do bacon saudável, porém com o sabor mais suave. E eu falando de bacon, até parece que eu me lembro do gosto, hahahha.
Além disso, tem muito mais; tem cogumelo fungui seco, azeitona, tomate seco, palmito...
Pra quem é vegetariano, vegan ou intolerante a lactose tem gelatina feita de algas de vários sabores, tem mortadela de glúten (eu não gosto!), tem o Chocolã que é como uma Nutella só que sem leite (esse eu gosto muito!). Tem o leite condensado de soja e todos os enlatados da Super Bom bem mais barato.
Só indo pra ver. Vale a pena de verdade.
Mas vá preparado: lá o esquema é meio feira, e tem sempre um monte de gente na rua e nas lojas.
Quem sai à procura de qualidade de vida e bons produtos não vai se estressar com essas coisas, não é mesmo?


Como chegar:

Dependendo da quantidade de coisas que você quer comprar o ideal é ir de carro. Tem alguns estacionamentos na região e dá para parar na rua.
Outra opção é o metro. A estação mais próxima é a D. Pedro II, contudo eu geralmente vou pela estação Luz e desço a Rua Paula Souza, acho mais agradável. Aí é só atravessar a Avenida do Estado e já chegou. As principais ruas são a Santa Rosa e a Avenida Mercúrio.
O horário de fechamento é cedo: dia de semana umas 17h30 e aos sábados até às 13h.




Locais que indico:


A todos que forem, boas compras!

Tati

6 comentários:

disse...

Conhecia o mercado municipal mas essa outra região para mim ainda é novidade...super valiosas essas dicas!
Obrigada!

Juliana disse...

Olá! Passeando por alguns blogs encontrei um link para o seu. Comecei esse mês um curso para me tornar yoginí, sou vegetariana há um ano e o seu blog, daqui para frente, será uma grande fonte de inspiração e uma ótima fonte de informações sobre Swásthya e veganismo. Parabéns pelo excelente trabalho!!
Juliana

Chef Daniel Deywes disse...

OI

cheguei no seu blog atraves desse topico no google, e gostei muito de conhecer. Estou seguindo...

abraço

Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com/

Renata Zago disse...

Existe um site que é o www.zonacerealista.com.br onde você pode comprar produtos comercializados na zona cerealista pela internet e receber em casa.
Os preços são muito bons.
Vale muito a pena!

INFORMAÇÕES DE UTILIDADE PÚBLICA disse...

Muito obrigada, Tati! Suas informações foram muito úteis.

ViVi disse...

Olá!
Gratidão pelas dicas, vou à zona cerealista essa semana. E vou te seguir também, sou vegetariana a 17 anos e agora quero me tornar vegana.
Beijo!
Vivi

Postar um comentário