Compostagem é legal

O lixo caseiro pode ser divido em três partes: Uma parte vai para reciclagem, outra para compostagem e a outra de dejetos vai para o lixeiro. Dessa forma a quantidade de lixo que você contribui para o lixão chega a ser menos de 1/3 do que você produz. A compostagem tem me interessado muito por ser algo tão simples e eficiente, mas pouco utilizada nas cidades grandes. Mesmo morando em um apartamento você pode fazer a compostagem. O uso de composteiras é indicado para quintais, varandas de apartamentos ou mesmo garagens.

Há mais ou menos um ano atrás comecei a realizar compostagem na minha casa.
O espaço não é grande, é um quintal pequeno com uma mini horta. E nesse espaço resolvi passar cuidar melhor do meu lixo. Fazer compostagem é muito simples.

Achei esse vídeo bem legal que explica passo a passo. Uma composteira em lugares pequenos é um pouco diferente, pois não se utiliza todo o lixo orgânico. Apenas o que for vegetal e cru (cascas de alimentos, folhas, frutas e legumes passados), mas não se utiliza alimentos que foram cozidos e nem de origem animal. Esses últimos demoram muito para se decompor e pode dar mau cheiro. Depois, se você não tiver plantas, pode colocar essa terra adubada na praça ou árvore mais próxima da sua casa. O planeta agradece!






Para saber mais e tirar dúvidas existe um clube da compostagem. Só entrar no fórum.
Ou pode falar comigo, terei prazer em poder ajudar.


Um abraço
Tati

8 comentários:

Rick Levy disse...

Tati, adorei o post!

vc conhece a praça Victor Civita, ao lado do prédio da ed. Abril?
http://pracavictorcivita.abril.com.br/

Lá tem espaço e curso pra compostagem.
bjos

Tati disse...

Nossa, não conhecia. Vou dar uma olhada.

Adorei a dica.

Beijos Rick

Caius disse...

Quero ver esta compostagem continuar na casa!! ;)

Unknown disse...

Muito legal! Quero muito fazer alguma coisa relacionada a compostagem... Também penso na possibilidade da minhocasa, conhece? www.minhocasa.com

Vou estudar um pouco...

Beijos e parabéns pelo blog.

Tati disse...

Eu tenho uma amiga que tem um minhocario, Inclusive ele quer dar um curso sobre isso. Eu acho demais essa ideia

Anônimo disse...

Tati, vi esse post e comecei a fazer, mas começou a juntar muita mosca etc... Pq nao tampei bem meu recipiente. Aí desenvolvi uma nova técnica que consiste em deixar as cascas em tamanho bem reduzido a ponto de diluir na agua. Bati as cascas no liquidificador até formar uma papa com água. Misturei o pó de café que eu já vinha guardando e finalmente dilui essa mistura na água e reguei as plantas com esse suco energético. :-D Sem moscas, sem demora na compostagem etc. Bjs! E novamente obrigado pelo post!

Fernando Salvio disse...

Tati fiz um vídeo da compostagem que fiz em casa e aperfeiçoei um pouco o processo... :-)

http://www.youtube.com/watch?v=hn_AkSDlTFw

Bjs

Saudades

Tati disse...

Adorei essa ideia de bater no liqueidificador.
Vou tentar assim tambem =D
Será que tem o mesmo efeito?

Postar um comentário