Além do Paraíso


 "A felicidade só é verdadeira quando compartilhada".
Christopher McCandless 
Dedico este post à Any, a essa pessoa que nunca conheci, mas fez por mim mais do que ela pode imaginar. Espero em breve poder retribuir a gentileza. Muito Obrigada!

É Sexta de carnaval e me bate um desespero, como se a vida clamasse dentro de mim. Foi quando de repente me veio um convite para viajar ao Alto Paraíso de Goiás.  Sem muito pensar comprei a passagem aérea para o dia seguinte. Logo depois comecei a sentir sintomas de medo. Como quando se abre a gaiola de um pássaro há muito tempo preso e ele se mantém estático frente à liberdade. Mesmo assim no outro dia parti rumo a essa viagem transformadora. 

Não quero ser prolixa, contudo quero compartilhar certos detalhes sobre esse local que é uma oblação a vida.  Aonde até alguns percalços que iam surgindo só faziam a trip valer mais a pena.





Alto paraíso é um local pitoresco.  Onde a beleza é exuberante, mas ao mesmo tempo tímida. E é na timidez do cerrado que está o maior tesouro. Os pormenores passam despercebidos nos olhos dos menos atentos.
Ainda tive a oportunidade de me hospedar na casa de um grande amigo. Esse meu amigo, que se apelidou de Pan, realmente vive na terra do nunca. Um povoado na morro da baleia, bem no coração da Chapada dos veadeiros.  
Essa pessoa de riso largo e olhos brilhantes, derrama sua lisura por onde passa. E com ar de ingenuidade, mostra sua força, suas idéias e suas ironias. Ele me apresentou “high paradiso” (como os gringos a chamam) com a visão de uma pessoa local. 


Pude conhecer um pouco sobre aquelas pessoas que vinham de todos os lugares do mundo para morar naquele local.  
A cidade curiosamente se transformou em um pólo cultural, atraindo excelentes músicos, artistas plásticos, Djs, chefs de cozinhas ... Tornando a atmosfera do Paraíso ainda mais interessante.
Fiquei realmente atônita ao perguntar a um tiozinho na rua sobre onde poderia comer e ele sabia o que era vegan.
Fui descobrindo que em quase todos os restaurantes e lanchonetes tinham opção vegan. Pude então me deliciar com muitos pratos, sobremesas sofisticadas que nem em SP eu encontrei. No final deixo as dicas dos lugares que conheci.

No último dia da viagem caminhei por estradas ermas e sobre a relva ornada com a mais simples e alva flor do campo; senti meus pensamentos fluindo. Questionei a sanidade da humanidade, em que o falso, o artificial e o sintético têm mais valia que o orgânico. Estava eu, passo a passo atrás do meu amigo Pan, observando os cristais que brotavam do chão como se fossem lágrimas da terra, lágrimas de ventura.
Seguia sem me importar para aonde íamos, totalmente presente no presente. Havia beleza demais ali para se desperdiçar aquele momento. E nesse devaneio fortaleci minhas convicções e vi como é simples ser feliz.

Termino esse post com o pensamento de Henry David Thoreau e faço minhas as suas palavras:
"Fui para os bosques viver de livre vontade,
 Para sugar todo o tutano da vida… 
 Para aniquilar tudo o que não era vida,
 E para, quando morrer, não descobrir que não vivi!"




Dicas imperdíveis:
- O primeiro lugar que conheci foi o Eco Nois, que é um espaço cultural /restaurante/loja /galeria de artes/ balada/camping. Lá comi um dos melhores hambúrgueres vegan de todos os tempos.  O ambiente é muito inovador e descontraído.  Parada obrigatória em Alto. Falaram-me que a Dona é vegan. =)
www.econois.com.br  Tel: (62) 3446-1996
Av. Ary Ribeiro Valadão Filho, ao lado do Banco do Brasil

- Depois conheci o cobra-coral, restaurante de um italiano que cozinha divinamente.  Ele faz uma sobremesa crua vegan surpreendente.  No cardápio sempre tem opção vegan,contudo se você pedir com antecedência ele prepara algo especial. O Ale, Chef e o dono do Cobra coral é mais uma das pessoas incríveis que conheci.
Rua João Bernadelo, 642  Tel: (62) 3446-1693

- Por último fui ao Cravo & canela, há rumores que eles abrirão uma filial em São Paulo. Com muitos pratos vegans como hambúrguer, pizza de chapati, caldos e sobremesas. Eu gostei muito no veg-burguer. Mesmo não sendo melhor que do Eco Nois ainda assim vale a pena experimentar. Têm também sobremesas diversas vegan, dependendo do dia. 
 Av. Ary Ribeiro Valadão Filho, 1363. Tel: (62) 3446-1376

- Na pracinha do skate da cidade tem alguns quiosques também com alternativas vegan. Não comi em nenhum deles, entretanto meus amigos locais indicaram.
Delix – sanduiches deliciosos- Feito com produtos orgânicos e frescos. Dá pra criar seu próprio sanduiche. 
Praça do Skate – Tel: (62) 9971-8334. De quarta a domingo das 17h às 21h




5 comentários:

alto paraiso disse...

Puxa que bacana Tati, fiquei com vontade de conhecer este lugar paradisiaco!!!

Paola disse...

Tatiana, acabei de voltar de Alto Paraíso, compartilho totalmente as sensações que descreve, perfeito o texto do Thoreau para ocasião. Estive com meu marido no Cobra Coral, o pessoal é muito gente fina, em especial o Sonne, com quem ficamos conversando, e ficamos maravilhados com o prato com misturas de tapas, focaza, pasta de berinjela e mais um tanto de coisas deliciosas...Não vejo a hora de voltar pro Paraíso...

Timo disse...

oi, tatiana, que bom que gostou da cidade. eu sou morador de alto praiso faz poucos meses e atualmente trabalho no restaurante cobra coral, do qual tenho imenso orgulho. fale a pena mencionar que o restaurante se mudou para o interior da eco nois. isso mesmo, a eco nois e o restaurante cobra coral agora sao um só. é um lugar maravilhoso.
todos estao convidados a nos visitar.
abraço com muito amor S2

Livy disse...

Legal, quando fui pra lá só achei uma pizzaria vegetariana bem escondida no fim da cidade.

União Libertária Animal (Grupo Ula!) disse...

Muito legal! Conheça nosso blog também! É o Vegetariando por aí! http://vegetariandoporai.wordpress.com/2012/06/29/vegetariando-pela-cidade-imperial-petropolis/

Postar um comentário