Frutas na sua vida



Vêm chegando o verão, e com ele uma disposição incrível para se cuidar. Parece que nossa vontade de se sentir bem e saudável aumenta junto com o calor, não é?

Enquanto as revistas de estética vendem mil dietas milagrosas e exercícios duvidosos, eu fico pensando em qual seria a minha dica pro bem estar verdadeiro, algo que realmente me faz sentir feliz comigo mesmo. Algo saudável em todos os sentidos.

Aí me lembrei que uma das coisas que eu faço há anos e que me deixa muito bem: o DIA DE FRUTAS

O dia de frutas é quase simbólico. É o dia que eu me alimento só de frutas, mas a intenção é muito maior. É um dia de reflexões e de limpeza física e emocional. Quanto menos você come, com mais clareza sua mente trabalha, assim como seu corpo. 
Aí entra a máxima que qualidade é melhor que quantidade. Uma pessoa que come três refeições pesadas por dia fica em média 16 horas digerindo. As frutas, por serem de fácil digestão, são ótimas para dar um descanso pro corpo (que vai poder parar de só ficar na função digestão/ excreção e poderá ter outras funções como a purificação profunda do organismo e cura).

O nosso corpo é uma máquina refinada, mas o deixamos apenas com o trabalho braçal. A constância nesse tipo de prática traz um bem estar real. Pois é algo que vem de dentro pra fora.

As frutas são alimentos que geram a vida. Elas geram energia no seu corpo. É normal nesse dias que apesar de comermos menos, nos sintamos com muito mais disposição. Pode acontecer de nas primeiras vezes você sentir um pouco de desconforto, mas isso é devido à própria desintoxicação do organismo. Depois isso passa, e aí é só felicidade!

E é verdade. Numa época da minha vida eu passei por um período de purificação intensiva com praticas do Yôga e depois resolvi emendar nas frutas. Fiquei três meses consumindo só frutas.
Posso afirmar que foi um momento muito bom na minha vida. A sensação que eu tive é que meu corpo começou trabalhar muito melhor. Todos os meus sentidos ficaram mais aguçados, visão, olfato, audição. Sem falar da sensibilidade que ficou muito aflorada. Eu dormia menos e melhor, pensava melhor, me relacionava melhor. Tinha força e disposição a toda a hora.


Nesse tempo, segui minha alimentação instintiva e ouvia o que meu corpo pedia. Ás vezes era manga no café da manhã, banana com nozes no almoço e suco de melancia no jantar. E com isso minha saúde só aumentou.
Depois desse período eu voltei para a minha alimentação habitual mais por uma questão social. Morando em São Paulo fica difícil manter esse tipo de dieta por muito tempo. E para continuar com esse meu momentos de limpeza passei a fazer junto com a troca das estações uns 15 dias de purificação. O que dá um total de 60 dias no ano que deixo meu corpo descansar. 
Pra quem está começando agora acho que um dia de frutas a cada 15 dias é muito válido.  Faça essa experiência.
Lembre-se que um pouco de indisposição é normal no começo. Fazer faxina nunca é fácil, ainda mais quando é no nosso próprio corpo. Depois tente manter um dia de frutas por semana. Você vai ganhar anos de vida e muita vitalidade.


Como montar seu dia de frutas:
1-     Escolha um dia mais tranqüilo com menos tarefa, pelo menos nas primeiras vezes.
2-     Se você fuma, não fume nesse dia. Não consuma nenhum estimulante como café, chocolate. Não preciso falar pra não beber, né?
3-     Se programe para comprar as frutas no dia anterior para você não ter que sair pra comprar e ficar muito tempo com fome.
4-     Escolha um dia da semana, por exemplo, quarta feira e mantenha a constância nesse mesmo dia. O corpo reage melhor.
6-     Evite misturar as frutas de uma só vez. Algumas frutas têm digestão diferente.
7-     Durante o dia, quando sentir fome, coma frutas secas, castanhas sem sal, nozes (sempre em pequenas quantidades)
5-     Coma a cada 3 horas, mas seja frugal, coma pouco.
8-     Beba muita água, água de coco, sucos naturais e sem açúcar.
9-     Dos chás eu abro exceção para as infusões. Pode ser de erva-doce, camomila, hortelã.
10- Quando limpamos o corpo automaticamente limpamos as emoções. Então cultive um estado de alegria. Perceba seu corpo, suas emoções. Analise sem se envolver


Aproveite que estamos no Brasil com tantas frutas frescas deliciosas e baratas. Dê preferência consumir frutas orgânicas, mas se não der tudo bem.
E essa é minha dica pra esse quase começo de verão.

Beijo

4 comentários:

Unknown disse...

Ahhh Dia de frutas é muito bom, eu fazia há um tempo atras. E agora nas estações primavera e verão com esse calor, a melhor coisa é comer alimentos leves e refrescantes.....Apoiada.

cabernet sauvignon disse...

adorei o texto. estou fazendo algo assim, mas sem parar de fumar... vou seguir as dicas.
um beijo bem grande, carola

Manuela Nygaard disse...

que idéia bacana!!!
Eu nunca comia frutas, comecei a comer agora, que descobri uma alergia ao glúten, e nunca havia pensado nessa possibilidade: desintoxicar o organismo somente com frutas!!!

Qualquer dia desses tento, mas como disse, ainda to me habituando ás frutas... então não garanto muita coisa....
adoro o seu blog, as coisas que você escreve são fonte de muita reflexão
Bjs

Anônimo disse...

Eu adoro frutas.

Mas devo advertir que você terá alguma dificuldade com este tivo de alimentação na região norte, em especial em Manaus...

Frutas são bichos raros e caros por aqui...

Um abraço

Postar um comentário